Na exposição virtual “Uma Palavra Não Dita” estão expostos trabalhos artísticos e poéticos produzidos nas oficinas de artes e grupos terapêuticos nos serviços da rede de saúde mental da cidade de Piracicaba. A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem objetivo de ser uma alternativa ao modelo hospitalar de tratamento para pessoas com transtornos psíquicos ou decorrentes do uso abusivo de substâncias psicoativas, essas unidades atendem pessoas que necessitam de acompanhamento intensivo, buscando o fortalecimento da autoestima, da cidadania e da reintegração com a família e a sociedade.
Os equipamentos da RAPS participantes da exposição são: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Bela Vista, Ambulatório de Saúde Mental (A.S.M.) Vila Cristina, A.S.M. Vila Sônia, A.S.M. Álcool e Drogas, CAPS Infantil e Residência Terapêutica.
O intuito da exposição é valorizar, divulgar e dar visibilidade para os trabalhos artísticos produzidos e para os próprios pacientes-artistas assistidos pela rede. O projeto foi idealizado pelas oficineiras de artes, Beatriz Magosso e Mariana Santi, movidas pela arte e encantadas diante da expressividade, magnitude e diversidade das criações realizadas pelos pacientes dos serviços, sejam elas poesias, quadros, pinturas, desenhos, vídeos e/ou trabalhos manuais. Observaram o potencial das obras e seus autores para que pudessem ganhar outros espaços e inspirar novos olhares.
Diante do cenário atual, crise sanitária e restrições de distanciamento social, buscou-se a realização da exposição no formato online. Porém, assim que possível “Uma Palavra Não Dita” ganhará um espaço físico e itinerante entre as unidades de saúde mental da cidade!
A seleção dos trabalhos apresentadas permitiu que fossem criadas as seguintes categorias:
Convidamos você, caro leitor, a apreciar conosco esta exposição.